Você sabe o que é Marketing Digital? O marketing digital é a propaganda ou publicidade que acontece no ambiente digital, ou seja, na internet. O marketing digital usa de ferramentas como sites, redes sociais, e-mail marketing, apps, etc.
Eles permitem que as empresas utilizem dessas ferramentas para divulgação de produtos, ou também estarem mais próximos dos seus consumidores.
Hoje mostraremos para vocês 7 benefícios de se utilizar o marketing digital.
A tecnologia levou o marketing tradicional para além do mercado local. Com o alcance das redes sociais e de um bom posicionamento nos sites de busca, é possível ampliar o escopo dos negócios e conquistar novos clientes. Contudo, um dos grandes benefícios é justamente poder fazer isso de forma automatizada.
Com soluções de gestão de marketing e de clientes, as empresas podem reduzir a carga de trabalho repetitivo no marketing. A equipe passa a focar em tarefas mais essenciais, enquanto a tecnologia assume o papel das atividades mais genéricas.
Mais do que simplesmente disparar a mesma mensagem para todos os clientes em potencial, a tecnologia permite um alto nível de personalização. Ao categorizar os leads de acordo com seu perfil, criamos grupos com os quais podemos nos comunicar de maneira específica.
A estratégia do funil de vendas, por exemplo, ajuda a identificar em que etapa da jornada de compra cada cliente está. A partir dessa informação, podemos criar conteúdos de Inbound Marketing que abordam as necessidades específicas de cada lead.
A tecnologia ajuda a coletar dados valiosos por meio da internet. Isso significa entender mais a fundo o perfil do(s) consumidor(es) dos produtos e serviços da sua empresa. Se o time de marketing quiser resultados ainda melhores, é possível definir o seu Persona.
Esse conceito se refere a um personagem fictício que traz consigo o perfil, os hábitos e as preferências do seu cliente em potencial. São informações cruciais para quem quer elaborar uma estratégia realmente eficiente.
O uso traz benefícios para ambos: o Inbound e o Outbound Marketing. Afinal, nada melhor do que saber detalhes sobre o comportamento do nosso público. Uma dica importante é criar mais de uma Persona, a depender da segmentação dos seus clientes.
Usar a tecnologia no Marketing Digital significa adotar a inovação como parte da filosofia da empresa. Com o tempo, mais processos podem ser absorvidos pelas soluções adotadas, o que significa novas oportunidades.
Em geral, trata-se de um passo importante para impulsionar a transformação digital nos negócios. A tendência é que a empresa amplie sua capacidade de identificar as novas demandas do consumidor.
Fazendo isso com agilidade, é possível conquistar cada vez mais espaço no mercado.
Toda mudança estratégica exige uma avaliação do impacto financeiro que ela pode trazer. Nesse caso, o cenário é extremamente interessante. Afinal, usar a tecnologia no Marketing Digital significa eliminar retrabalho, automatizar processos e otimizar as vendas. Tudo isso tende a reduzir custos em diversos aspectos.
O custo de aquisição de clientes (CAC), por exemplo, deve ser menor, já que a empresa investe menos para converter as vendas. Com leads mais qualificados, é mais fácil fechar negócio. Além disso, fidelizar os clientes tende a ser um processo mais tranquilo quando temos o feedback necessário para aperfeiçoar a abordagem.
Uma gestão eficiente é aquela que tem capacidade de alcançar os objetivos previstos no planejamento. A vantagem de contar com a tecnologia é ter em mãos as ferramentas necessárias para monitorar a fundo os processos do time de marketing.
Isso significa, por exemplo, acessar um dashboard que mostra dados de desempenho e gera relatórios para os gestores. Calcular o CAC e outros KPIs deixa de ser um trabalho manual e passa a ser automatizado.
Periodicamente, podemos reavaliar nossa estratégia com base nos resultados quantificados. Em outras palavras, é possível visualizar o marketing com muita transparência e promover a melhoria contínua.
O vendarketing é um conceito que vem ganhando visibilidade no mercado. Afinal, a tecnologia permite uma verdadeira integração entre o marketing e as vendas. O motivo é simples: são departamentos complementares, que devem atuar com base nos mesmos objetivos e que podem tirar proveito das mesmas informações.
Quando a tecnologia é implementada com eficiência, o setor de vendas coleta dados sobre o consumidor e os compartilha com o marketing. São informações valiosas para criar ou refinar a Buyer’s Persona, por exemplo.
Já o trabalho feito ao longo do funil de vendas ajuda os vendedores a atuarem como verdadeiros consultores. Não se trata simplesmente de oferecer um produto ou serviço, mas de entender as dores daquele cliente em potencial e oferecer a solução.
Agora que você já viu um pouco dos benefícios de se ter o marketing digital na sua empresa, o que você está esperando para adicionar esse tempero na sua receita de sucesso?
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